Projeto OUTogether: Promoção da Autonomia de Jovens em Acolhimento

Projeto OUTogether: Promoção da Autonomia de Jovens em Acolhimento

 

Aconteceram já em 2018 as 3 primeiras reuniões de peritos / experts no âmbito do Projeto OUTogether: Promoção da Autonomia de Jovens em Acolhimento.

Estes encontros contam com a presença de representantes de organizações/instituições na área dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, e têm como objetivo analisar a legislação e todas as medidas e respostas existentes em Portugal no que diz respeito a jovens que estão em processo de pré autonomia, ou já em situação de autonomia de vida.

Nestas reuniões estão presentes jovens acolhidos ou ex-acolhidos em casas de acolhimento, e que nos brindam com  contributos fundamentais relatados na 1ª pessoa. Junto destes, e no mesmo grupo de discussão de ideias estão profissionais com intervenção nesta área com toda a sua vasta experiência de largos anos no terreno que muito incentivam à promoção do debate e à reflexão de novas intervenções / propostas.

 

A primeira reunião de Peritos do Projeto OUTogether realizou-se no dia 28 de Setembro de 2018, e neste encontro fizeram-se reflexões sobre o estado atual do processo de autonomia dos jovens em acolhimento ou ex acolhimento, pensaram-se novas propostas e partilharam-se boas práticas.

 

 

A segunda reunião de Peritos do Projeto OUTogether realizou-se no dia 14 de Novembro de 2018, e desta resultou já o levantamento de necessidades e sugestões relativas à Autonomia e Participação Ativa neste processo dos Jovens em Acolhimento.

 

 

Em ambas as reuniões organizadas pelo GIS – Gabinete de Intervenção em Saúde da APDES – Agência Piaget para o Desenvolvimento, contamos com a parceria da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia que gentilmente nos cedeu o Espaço do Auditório da GAIURB – Departamento da Habitação.

 

A terceira reunião de Peritos foi organizada pela Plataforma PAJE – Apoio a Jovens Ex-acolhidos, aconteceu dia 31 de Janeiro de 2019 na Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo – Coimbra, e foi realizada com o objetivo de pensar as estratégias de promoção de autonomia dos jovens em acolhimento, com o contributo de profissionais de várias áreas e de jovens em processo de autonomia.

 

shares