Grupos de Trabalho

Grupos de Peritos Nacionais

Criação e organização de grupos de trabalho com peritos nacionais (nos 3 países parceiros: Portugal, Bulgária e Croácia), constituídos por jovens em situação de pré-autonomia ou autonomia, e profissionais representantes de Casas de Acolhimento, ONGD’s, e Instituições Estatais com competência na área da infância e juventude.

Estes grupos de peritos ao longo de 5 encontros, trabalham na criação de um documento de levantamento de necessidades nacionais, e no desenvolvimento de propostas legislativas, políticas, e metodologias de trabalho comuns a todas as Casas de Acolhimento e seus profissionais no que diz respeito ao processo de pré e pós Autonomia.

Fóruns com Peritos Nacionais

Fóruns em que se pretende divulgar a outros profissionais o plano de ação resultante dos Grupos de trabalho com peritos na área da proteção de crianças e jovens em risco e assim abrir o debate e discussão em torno das recomendações e propostas de mecanismos de apoio aos jovens no processo de autonomia de vida. O objetivo é recolher novos contributos que visem enriquecer o plano de ação e envolver outros profissionais em ações de advocacy que contribuam para a implementação destas metodologias.

Comité de Peritos Europeu

Os representantes dos Grupos de Peritos de cada país parceiro formam o Comité de Peritos Europeu no qual são discutidas recomendações e boas práticas que visam a preparação e apoio a jovens que se encontrem em autonomia de vida. Pretende-se assim a definição de recomendações transnacionais na área dos direitos das crianças e jovens em situação de acolhimento / autonomia que serão posteriormente apresentadas numa audiência no Parlamento Europeu.

Capacitação e Formação de Profissionais

Esta ação inclui a adaptação de um programa de formação para profissionais que trabalham na área da proteção à infância e que será testado numa edição piloto. Depois de implementado e avaliado, serão realizadas outras edições de formação. Posteriormente pretende-se que todos os profissionais formados possam formar outros profissionais das equipas técnicas e educativas de casas de acolhimento, que trabalhem com crianças e jovens em processo de pré autonomia.

O manual desta formação estará disponível numa plataforma online, o que facilitará a disseminação do programa, abrangendo assim o máximo de profissionais interessados na temática.

Serviços de Apoio a Jovens em Autonomia

Info-Desk

É um serviço que se dirige a jovens que se encontrem em situação de pré-autonomia ou em autonomia de vida, propondo-se a orientar, apoiar, informar, acompanhar e encaminhar jovens e adultos com vivência de acolhimento, promovendo uma autonomização bem sucedida, transições favoráveis e promoção da inclusão social. Este serviço encontra-se disponível todos os dias através de via telefónica, permitindo aos jovens recorrer sempre que sintam necessidade. O encaminhamento e apoio destes jovens assenta na criação de uma rede de profissionais em diversas áreas (e.g., educação, empregabilidade, saúde,…) que mostram interesse e disponibilidade em integrar e colaborar com este serviço.

Workshops de preparação para autonomia de vida

Esta atividade inclui workshops com o tema “Preparação para uma vida autónoma / independente” destinado a jovens em autonomia. Os workshops abordam os seguintes conteúdos:

Emprego (procura ativa de emprego; como escrever um CV;
Preparação para uma entrevista de emprego; ética e postura no local de trabalho);
Gestão económica e financeira do lar;
Eede social de apoio;
Adoção de comportamentos de vida saudável;
Importância do lazer para a qualidade de vida;
Relações amorosas e saúde sexual.

Grupos de discussão

Estes grupos promovem experiências de socialização e partilha de experiências entre jovens adultos que já estiveram em situação de acolhimento e outros jovens que se encontram nesse processo e na fase de preparação para autonomia.

Programa de mentoria

Este programa é dinamizado por jovens que no passado residiram em casas de acolhimento. Estes assumem o papel de mentores / educadores de pares de outros jovens, empoderando-os, partilhando as suas experiências e auxiliando-os no dia a dia, e na preparação destes para a saída da casa de acolhimento.

OUTogether Makes Strength